Imagem de destaque AGÊNCIA MUNICIPAL DE ÁGUA, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA - Prefeitura lança aplicativo para população denunciar falhas no abastecimento de água

29/11/2022 - 13:37 | atualizado em 01/12/2022 - 08:46
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Com o objetivo de disponibilizar um canal de denúncias à população de Montes Claros, a Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia de Montes Claros (AMASBE) lançou um aplicativo e um site para que os moradores registrem irregularidades ou falhas na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.

As duas plataformas foram desenvolvidas pela equipe de Tecnologia e Informática da Prefeitura. O aplicativo está disponível para download no Play Store, com o nome AMASBE MOC, e funciona em smartphones com sistema operacional Android. O endereço eletrônico está disponível aqui.

A AMASBE é a primeira agência municipal de Minas Gerais que atua na regulação simultânea do bem natural água e dos serviços de saneamento básico. Criada através da Lei Complementar nº 43, de 21 de março de 2014, a agência tem por objetivo regular, acompanhar e fiscalizar os serviços de abastecimento de água, energia, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e esgotamento sanitário no âmbito do Município de Montes Claros e foi totalmente estruturada no mês de agosto do ano passado.

Guilherme Guimarães, diretor-presidente da agência, destaca que a AMASBE é uma "entidade integrante da administração pública municipal, submetida ao regime de autarquia especial, dotada de poder de polícia e autonomia administrativa, orçamentária e financeira, que vai trabalhar para zelar pelo fiel cumprimento da legislação e dos contratos de concessão dos serviços”. Ainda segundo o diretor-presidente, a agência vai promover a qualidade e a eficiência dos serviços, fiscalizar as instalações físicas dos prestadores de serviços e as queixas e reclamações dos usuários.