Imagem de destaque MAIS PODER PARA O CIDADÃO - Nova ferramenta ajuda nas denúncias de irregularidades em serviços de água e esgoto

MAIS PODER PARA O CIDADÃO - Nova ferramenta ajuda nas denúncias de irregularidades em serviços de água e esgoto

17/03/2025 - 07:48
SECOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros passa a contar com uma ferramenta inovadora que vai auxiliar na fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A partir de agora o cidadão poderá realizar denúncias sobre irregularidades através do DEFIS (Denúncia e Fiscalização), novo canal de contato direto entre a Prefeitura e a população.

Criado pela Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia de Montes Claros (Amasbe), o DEFIS irá permitir que as denúncias sejam feitas de forma anônima ou identificada. Se o cidadão quiser realizar uma denúncia anônima, basta acessar o site da plataforma sem se identificar. Contudo, nesta modalidade, não há a possibilidade de receber o retorno da solicitação.

Já para realizar a denúncia identificada, basta realizar um cadastro simples no site, criando login e senha, o que irá garantir o acompanhamento de todas as atualizações relacionadas à denúncia. Para acessar a nova ferramenta basta acessar o site https://amasbe.montesclaros.mg.gov.br.

Através do site o cidadão poderá denunciar falhas na prestação de serviços como: descumprimento de prazo para ligação de água ou esgoto; asfalto cedendo ou afundando após manutenção; qualidade da água distribuída; extravasamento de esgoto; falha no abastecimento de água; fatura acima da média de consumo; poço de visita danificado; vazamento de água, entre outros.

Amasbe – A Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia de Montes Claros foi a primeira agência municipal de Minas Gerais a atuar na fiscalização e regulação do saneamento básico. A agência tem o objetivo de regular, acompanhar e fiscalizar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela empresa concessionária.