Os gráficos abaixo referem-se aos resultados obtidos para o efluente bruto e tratado no município de Montes Claros-MG e as condições do Rio Vieira a montante e a jusante do ponto de lançamento. Todos os parâmetros analisados seguem a Resolução CONAMA nº 430/2011.
Os resultados obtidos para DBO, pH e temperatura, em Montes Claros, estão conforme o exigido pelas Resoluções do Conama, assim como os resultados de DBO e temperatura da ETE Nova Esperança. Os parâmetros Nitrogênio amoniacal, sólido sedimentáveis, óleos e graxas não foram enviados à Amasbe até a presente data.
Ressalta-se que no dia 25/01, a porcentagem de eficiência da ETE de Montes Claros, não atingiu o limite aceitável de eficiência, obtendo cerca de 12,72% para a análise de DQO e 58,59% para análise de DBO, ambos inferiores a 60,0% (VMP). Entretanto, por ser uma perda pontual, estes resultados não interferiram de maneira significativa na qualidade geral do efluente disposto na saída do tratamento, como verifica-se nos valores finais em conformidade, na tabela 4.
Os resultados obtidos para DBO, pH e temperatura, em Montes Claros, estão conforme o exigido pelas Resoluções do Conama, assim como os resultados de DBO, pH e temperatura da ETE Nova Esperança. Os parâmetros Nitrogênio amoniacal, sólidos sedimentáveis e óleos e graxas para a sede Montes Claros não foram enviados à Amasbe, pois seguem o roteiro cronológico de coleta. Para a ETE Nova Esperança o parâmetro nitrogênio amoniacal também não foi apresentado.
Ressalta-se que no dia 21/02, a porcentagem de eficiência da ETE de Montes Claros, não atingiu o limite aceitável de eficiência, obtendo cerca de 53,85% para a análise de DQO e 50,00% para análise de DBO, ambos inferiores a 55% e 60,0% (VMP), respectivamente. Entretanto, por ser uma perda pontual, estes resultados não interferiram de maneira significativa na qualidade geral do efluente na saída do tratamento e disposto nos corpos receptores, como verifica-se nos valores finais, na tabela 4.
Os resultados obtidos para DBO, pH e temperatura na ETE Montes Claros e Nova Esperança, atenderam as Resoluções do Conama. Observa-se que os resultados dos demais parâmetros de análise como, sólidos sedimentáveis, óleos e graxas e nitrogênio amoniacal, não foram enviados neste mês.
Os resultados obtidos para DBO e pH, em Montes Claros, atenderam as Resoluções do Conama e o valor de DBO na ETE Nova Esperança, também encontram-se de acordo com a Resolução. Ressalta-se que os laudos dos demais parâmetros como, Nitrogênio amoniacal, óleos e graxas e sólidos sedimentáveis, não foram enviados a esta agência
Os resultados obtidos para DBO, óleos e graxas, temperatura e pH, em Montes Claros, atenderam as Resoluções do Conama. Ressalta-se que os laudos de Nitrogênio amoniacal e sólidos sedimentáveis da ETE de Montes Claros não foram enviados a esta agência, assim como todos os parâmetros da saída to tratamento da ETE Nova Esperança.
Os resultados obtidos para DBO, óleos e graxas, temperatura e pH, em Montes Claros, atenderam as Resoluções do Conama. Ressalta-se que os laudos de Nitrogênio amoniacal e sólidos sedimentáveis da ETE de Montes Claros não foram enviados a esta agência. Para a ETE Nova Esperança, não foi coletada amostra na saída do tratamento, devido a infiltração total do efluente no solo.
Os resultados obtidos para DBO, óleos e graxas, temperatura e pH, em Montes Claros, atenderam as Resoluções do Conama. Ademais, os resultados de DBO, sólidos sedimentáveis, óleos e graxas e pH, na ETE Nova Esperança, não foram enviados. O parâmetro Nitrogênio amoniacal para ETE Vieira apresentou valor superior ao permitido para realizar o lançamento do efluente, no entanto, conforme órgão ambiental competente, em função das características locais, não é exigível o atendimento deste parâmetro.
No mês de julho a Companhia de saneamento enviou resultados de análises dos Poços de Monitoramento I, II, III e IV da ETE Vieira, para os parâmetros pH, DBO e DQO, Fósforo Total, Nitrogênio Amoniacal, Óleos e Graxas, Condutividade Elétrica e Turbidez. Contudo, conforme Resolução Conama 396/2008, apenas os parâmetros nitrogênio amoniacal e pH possuem valor máximo permitido e estes foram atendidos.
Os resultados obtidos para DBO, óleos e graxas e pH, em Montes Claros, atenderam as Resoluções do Conama. Os parâmetros sólidos sedimentáveis e nitrogênio amoniacal não foram enviados.
Ressalta-se que não foram encaminhados à Amasbe os parâmetros DBO, sólidos sedimentáveis, óleos e graxas, nitrogênio amoniacal, pH e temperatura da ETE Nova Esperança.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024