Aqui você encontrará diversas perguntas e respostas para auxiliá-lo. Caso a dúvida ainda permaneça, voê pode utilizar nosso Fale Conosco para enviá-la. Uma orientação será devolvida para o seu e-mail.
Quando sua reclamação não for atendida pelo Canal de Atendimento da Copasa e o problema persistir ou para fazer alguma denúncia acerca de falhas na prestação dos serviços pela concesssionária.
Ao detectar um problema com a prestação do serviço de água e/ou esgoto, como vazamento de água e extravasamento de esgoto nas vias públicas, ligue para Copasa por meio do número 115. Sempre anote o número de protocolo do seu atendimento. A prestadora dos serviços tem a obrigação de, após ser notificado de vazamentos, tomar providências imediatas para corrigir o problema. Caso o usuário constate que o atendimento da Copasa não foi satisfatório ou que o problema não foi solucionado, a Amasbe deve ser procurada. Lembre-se sempre de ter em mãos o número do protocolo fornecido no atendimento realizado pela Copasa para ser informado no Fale Conosco ou no atendimento presencial na Amasbe.
Os motivos de falta de água podem ser vários e o problema pode ser em toda a região ou apenas em sua residência. Para ter certeza do que está ocorrendo, é necessário entrar em contato com seu prestador. Quando há uma manutenção preventiva em que a suspensão do abastecimento ultrapasse 12 horas, devem ser emitidos boletins operacionais informando à população afetada. Quando ocorrerem manutenções corretivas, o prestador verificará se já houve algum registro de reclamação sobre falta de água e, caso seja um problema individual, enviará uma equipe técnica ao local. Se não houver nenhum comunicado sobre a falta de água entre em contato com a Amasbe.
Para fazer uma denuncia basta acessar o site da Amasbe e clicar na opção "Ouvidoria - Fale conosco" e preencher o formulário. As denúncias podem ser feitas por computador, tablet e celular com acesso a internet.
Outra forma é através do nosso aplicativo. O aplicativo está disponibilizado gratuitamente para a população através do Google Play, com o nome AMASBE MOC, e funciona em smartphones que possuem o sistema operacional Android. Para baixá-lo clique aqui.
A execução dos serviços não poderá ultrapassar 05 (cinco) dias, contados do início da execução da obra ou manutenção.
Primeiro será realizada vistoria, para verificar a adequação do padrão de ligação, os dados cadastrais constantes do pedido de ligação e, se for o caso, aprovar as instalaçõe, no prazo de até 3 (três) dias úteis em áreas urbanas, a contar da comunicação pelo usuário sobre o atendimento das providências necessárias.
O pedido deverá ser atendido no prazo máximo de 07 (sete) dias úteis se as instalações de responsabilidade do usuário estiverem conforme as normas da Copasa.
Ao ligar seu imóvel na rede pública de esgoto você estará contribuindo para um meio ambiente equilibrado, pois o esgoto será coletado e tratado adequadamente antes de ser devolvido ao meio ambiente. A disposição inadequada de esgoto pode levar à contaminação do solo e da água acarretando a disseminação de doenças. Verifique com a Copasa se existe rede de esgoto disponível em sua rua, telefonando para o número 115, e providencie a sua ligação.
Se constatada a suspensão indevida do abastecimento de água e/ou a coleta de esgoto, a Copasa ficará obrigada a efetuar a religação no prazo máximo de 12 (doze) horas a partir da reclamação do usuário, sem cobrança. Além disso, a Copasa deverá creditar na fatura seguinte valor que perfaça o dobro do faturamento referente ao período de suspensão calculado pelo uso médio, sem prejuízo do direito de ser ressarcido de eventuais perdas e danos devidamente comprovados. Conforme na resolução da ARSAE 131/2019/ARSAE-MG.
O primeiro passo é investigar se não existem vazamentos internos ou ligações ilegais (“gatos”) na instalação hidráulica de seu imóvel. Caso não exista você pode obter aferições dos hidrômetros por meio da Copasa. Mas atenção: este serviço será cobrado se o hidrômetro estiver funcionando corretamente.
Se após reclamação na Ouvidoria do prestador de serviços o problema não for solucionado, entre em contato com a Amasbe pelo Fale Conosco, com todos os protocolos de atendimento.
O usuário deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do seu bairro a fim de obter o documento chamado “Folha Resumo”. Posteriormente, o beneficiário deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento e, além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. A Copasa fará a análise da documentação e concederá o desconto na próxima conta, caso a documentação esteja regular.
O valor atualizado da tarifa pode ser conferido aqui.
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