Aqui você encontrará perguntas e respostas que podem te ajudar. Caso sua dúvida permaneça, utilize nosso canal Fale Conosco para enviá-la. Nossa equipe enviará uma orientação diretamente para o seu e-mail.
Você deve entrar em contato com a AMASBE quando sua reclamação não for resolvida pela Copasa ou caso deseje denunciar falhas na prestação dos serviços da concessionária. Os canais disponíveis são:
É importante ressaltar que, ao se cadastrar no DEFIS, é possível acompanhar o andamento da sua solicitação de forma prática e transparente.
Ao identificar problemas como vazamentos de água ou extravasamentos de esgoto em vias públicas, entre em contato com a Copasa pelo número 115, WhatsApp (31) 99770-7000, Site ou aplicativo da Copasa e anote o número do protocolo de atendimento.
A prestadora dos serviços tem a obrigação de, após ser notificada de vazamentos, tomar providências em até 48 horas para solucionar o problema. Caso o atendimento da Copasa não seja satisfatório ou o problema não seja resolvido, procure a AMASBE. Tenha em mãos o número de protocolo para preenchimento no Fale Conosco ou para apresentar à AMASBE via atendimento presencial ou virtual.
A falta de água pode ter diversas causas e pode atingir uma região inteira ou apenas um imóvel. É necessário entrar em contato com a Copasa para verificar.
Em casos de manutenção preventiva que causem interrupção superior a 12 horas, a Copasa deve emitir boletins informando a população. Para manutenções corretivas, a prestadora verifica se há registro anterior da ocorrência. Se for um caso isolado, uma equipe técnica será enviada ao local.
Se não houver comunicado oficial sobre a falta de água, entre em contato com a AMASBE.
A denúncia pode ser feita pelo site da AMASBE, na seção “Fale Conosco”, preenchendo o formulário online. As reclamações podem ser feitas por computador, tablet ou celular com acesso à internet.
Outra forma de registrar denúncias é através do nosso WhatsApp (38) 98403-7570 ou pelo sistema DEFIS, disponível online para facilitar seu atendimento.
A Copasa deve executar os serviços de recomposição de qualquer tipo de pavimento (asfáltico, poliédrico, entre outros) em até 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do início da obra ou manutenção.
Após solicitação, a Copasa fará uma vistoria em até 3 (três) dias úteis para verificar o padrão de ligação e os dados do pedido.
Se tudo estiver conforme, o serviço será executado em até 7 (sete) dias úteis após a vistoria.
Sim, a ligação é obrigatória. Ela contribui para a preservação ambiental, garantindo que o esgoto seja coletado e tratado corretamente, evitando contaminações e doenças.
Em caso de suspensão indevida do abastecimento de água ou da coleta de esgoto, a Copasa deve restabelecer o serviço em até 12 horas após a reclamação, sem custo ao usuário.
Além disso, deverá creditar, na próxima fatura, o dobro do valor proporcional ao período sem serviço, com base no consumo médio, conforme a Resolução ARSAE 131/2019/ARSAE-MG.
Minha conta de água veio mais alta que o normal. O que fazer?
A AMASBE recomenda que o usuário siga os seguintes passos para identificar possíveis causas do aumento na conta:
Caso não identifique nenhum problema, o usuário pode solicitar a aferição do hidrômetro e a análise da conta junto à Copasa, presencialmente em uma de suas agências ou pelos canais:
A Resolução Arsae-MG n° 199, de 09 de dezembro de 2024, promoveu alterações na Resolução Arsae-MG n° 150, de 05 de abril de 2021, ampliando o direito à Tarifa Social de Água e Esgoto também para famílias inscritas no CadÚnico com membros que recebem o BPC (Ter, entre seus membros, pessoa com deficiência ou pessoa idosa que receba o Benefício de Prestação Continuada - BPC).
A classificação das unidades beneficiadas deve ser feita automaticamente pelo prestador do serviço, com base nos dados do CadÚnico.
Caso seu cadastro não seja identificado automaticamente, basta procurar um centro de atendimento da concessionária com os seguintes documentos:
O desconto da Tarifa Social é aplicado sobre os primeiros 20 m³ consumidos. A renda mensal per capita deve ser compatível com as classificações de Extrema Pobreza, Pobreza ou Baixa Renda do CadÚnico.
O valor atualizado das tarifas pode ser conferido aqui.
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